39 SOLDADOS E 1 CENTURIÃO

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte

(Apocalipse 12:11).

39 SOLDADOS E 1 CENTURIÃO

Quando o imperador romano Licínio perseguia os cristãos na Armênia, a Legião Trovejante estava posicionada na região de Sebaste. Quarenta soldados se declararam cristãos, e foram sentenciados à morte por congelamento. Era inverno e o frio estava intenso. Eles seriam obrigados a se despirem da armadura, das armas, das roupas e a passarem a noite inteira nus em um lago. Na margem do lago havia uma casa bem acolhedora, e perto dela foi acesa uma grande fogueira. Também foi montada uma mesa com vinho e comida, e água aquecida. Isso era uma tortura adicional. Semprônio, o centurião responsável pelos soldados e executor dessa sentença, anunciou que quem deixasse o lago e entrasse na casa teria negado a Cristo, e seria considerado um adorador dos deuses romanos novamente.

A noite chegou, e o cortante vento dos montes Cáucasos fazia os cidadãos fecharem suas portas e janelas e aumentarem o calor das lareiras. No lago gelado estavam os 40 soldados, alguns lutando em oração, outros tremendo, e outros já entorpecidos pela morte. Conforme as horas se arrastavam, eles clamavam e clamavam: “Ó Senhor, quarenta guerreiros se apresentam para lutar por Ti; conceda que quarenta guerreiros recebam a coroa da glória”.

E chegou certo momento em que um deles não suportou mais o frio intenso, deixou o lago e entrou na casa onde Semprônio e seus homens mantinham guarda. Mas, lá fora, a oração dos mártires ainda subia aos céus: “Ó Senhor, quarenta guerreiros?”

E a oração foi atendida. Semprônio foi tocado pela bravura daqueles cristãos. Ele se declarou cristão e se juntou aos seus 39 irmãos no lago congelado. Quando o frio acabou seu trabalho, 40 corpos jaziam no gelo, e 40 guerreiros gloriosos, com Semprônio entre eles, foram recebidos na casa do Rei dos reis!

One Response to 39 SOLDADOS E 1 CENTURIÃO

  1. Val Marques. disse:

    39 Soldados e 1 centurião.
    Me comovi muito com esse testemunho.
    Ha…Como esta faltando em nossos dias cristão como esses.
    Será que se formos postos a prova,por amor a Cristo.Quantos de nos seriamos recebidos no céu.
    Vamos pensar nisto.Amém?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *